Cultura Acadêmica

Existem 151 usuários on-line.



Cadastre-se para receber novidades e fazer download dos e-books:

   
releases
10 de março de 2010
RELEASE

Estudo analisa processos de aprendizagem e condições de ensino para crianças
Tânia Gracy Martins do Valle

A diversidade de enfoques oferecida por Aprendizagem e desenvolvimento
humano: avaliações e intervenções, lançamento do selo Cultura Acadêmica,
mostra a amplitude das pesquisas que foram desenvolvidas em torno do tema
referente à avaliação de processos de aprendizagem e planejamento de
condições de ensino para crianças, contribuindo para o progresso da área
que ainda é pouco desenvolvida na Psicologia.

Organizado pela psicóloga Tânia do Valle, a obra analisa nos capítulos
iniciais o comportamento para a Educação no campo da formação de
professores e, em seguida, fornece grandes contribuições para a área de
Desenvolvimento Humano, abordando temas voltados para pré-escolares até a
idade adulta, como pais e professores. Nos capítulos que tratam da
aprendizagem infantil, vários temas são discutidos, como treino de
habilidades sociais e mudanças de desempenho, repertório socialmente
habilidoso entre meninos e meninas e a importância do comportamento verbal
e não verbal como favoráveis ao desenvolvimento humano.

Os adolescentes também são estudados em Aprendizagem e desenvolvimento
humano, sendo discutidos os conceitos de família e o grau de satisfação
deles em relação a elas, seja na zona rural como na zona urbana. Quanto
aos adultos, são investiga os estereótipos sexuais contidos nos discursos
das mães e o que elas têm a dizer sobre a educação de seus filhos com
relação à importância do diálogo familiar, relacionamento conjugal e entre
pais e filhos, mostrando o quanto essas informações ajudam a avaliar as
percepções de crianças e mães sobre as relações familiares.
Embasado em tratamentos metodológicos atualizados, esse trabalho discute
questões relevantes sobre processos de desenvolvimento humano em face dos
avanços da pesquisa cientifica, contribuindo para o desenvolvimento da
área que continua a ser desafiadora e básica para a Psicologia.

Sobre a organizadora - Licenciada em Psicologia (1975) e graduada em
Formação de Psicólogos (1976) pela Fundação Educacional de Bauru, mestre
em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade
Federal de São Carlos (1984) e doutora em Psicologia Clínica pela
Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor colaborador do
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP e professor
assistente doutor da Unesp. Tem experiência na área de Psicologia, com
ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos
seguintes temas: desenvolvimento infantil, crianças contaminadas por
chumbo, criança portadora de deficiência, violência sexual, avaliação
psicológica, técnicas de exame psicológico, psicologia hospitalar, mães
adolescentes, funcionamento e interações familiares.

« voltar