Cultura Acadêmica

Existem 1422 usuários on-line.

Política


versão digital (ebook)impressão sob demanda
O tecido da Rede-SANS
Histórico, narrativas e reflexões

Oliveira, Maria Rita Marques de (Organizador); Vieira, Carla Maria (Organizador) e Galesi, Lilian Fernanda (Organizador)

Sinopse

É um livro de narrativas que conta a trajetória de gestação e articulação da Rede-SANS – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável Adequada e Solidária. Há uma narrativa principal, mas há também o relato de muitos bolsistas que passaram pela Rede-SANS nos anos de 2011 e 2012, principal período a que se refere o livro. A Rede-SANS constituiu-se numa rede social que tem a participação da sociedade civil, do poder público e da academia e cuja conformação foi induzida com recursos públicos provindo do MCTI/SECIS/FINEP/CNPq a partir de um projeto de pesquisa e extensão executado pela UNESP. O projeto foi gestado a partir da experiência do grupo fomentada pelo Instituto Harpia Harpyia no Estado de São Paulo. Nos relatos é possível perceber como o tecido da rede foi se constituindo a partir do trabalho dos articuladores regionais e locais, em 27 municípios do Estado de São Paulo. Por fim, fala-se da pesquisa inserida no trabalho daqueles dois anos e de como o seu desenvolvimento foi importante na formação dos estudantes e professores de 20 instituições de ensino que participaram do trabalho de coleta de dados em 65 municípios do Estado de São Paulo.  Para concluir é feito um balanço do alcance das metas do projeto e o quanto se aproximou dos resultados esperados, num movimento de prestar contas à sociedade sobre o uso que foi feito do recurso público.

ISBN: 9788579837517
Assunto: Saúde, Política
Formato: 16 x 23
Páginas: 298
Edição:
Ano: 2016
Sobre os autores
Maria Rita Marques de Oliveira

Nutricionista, doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Desenvolve Pesquisa e Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional abordando o processo de implantação e funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com ênfase na saúde, obesidade e educação alimentar e nutricional. Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, pertence ao quadro de docentes do Instituto de Biociências de Botucatu, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Unesp de Araraquara. Coordenou o projeto de articulação da Rede-SANS. Diretora técnica do Programa SSAN-Unasul, junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI).


Carla Maria Vieira

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Sanitarista – Departamento de Saúde Coletiva/Unicamp (1991). Psicodramatista pela Escola de Teatro Espontâneo de Tietê, com mestrado em Ciência da Nutrição pela FEA/Unicamp (1999). Doutorado pelo Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria FCM/Unicamp (2010). Estágio doutoral na Universidade de Barcelona, Departamento de Antropologia (2009-2010) e estágio pós-doutoral em Antropologia Médica y Salud Internacional pela Universidad Rovira i Virgili (Espanha, 2011) – Capes/Fundação Carolina. Vínculo de pesquisadora colaboradora (2010-2014) no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM/Unicamp. Vice líder do grupo de Pesquisa
Clínico-Qualitativa-LPCQ/Unicamp. Docente no Curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba desde 1999. Facilitadora de processos de ensino e aprendizagem em Projetos de Apoio ao SUS, com metodologias ativas, vinculados ao Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês (2014-2016). Membro da Rede-SANS.


Lilian Fernanda Galesi

Nutricionista (2005) e doutora (2010) em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Foi gestora técnica da Rede-SANS. Atualmente é pós-doutoranda pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp. Faz parte da equipe de coordenação da Rede Viva Melhor (www.unesp.br/redevivamelhor) e do grupo de pesquisa do CNPq Epidemiologia e Dietética. Atua nos temas qualidade de vida, saúde coletiva e nutrição do idoso.

outras obras destes autores:

Os autores não possuem outras obras cadastradas.