Cultura Acadêmica

Existem 214 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Escola do Meio Ambiente Com Vida

Schmidt, Elizabeth M. dos Santos e Gabriel, Eliana Maria Nicolini

Sinopse

Este livro reúne o material destinado às crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. A Escola do Meio Ambiente (EMA) está situada numa área composta por cerrado, floresta estacional semidecidual, mata paludosa e floresta implantada de eucalipto, abrigando nascentes e a represa abastecida pelo Ribeirão Lavapés, que atravessa a zona urbana de Botucatu. A partir de investigações realizadas em conjunto com a escola, foram sendo obtidos dados sobre animais silvestres que frequentam as matas e as suas trilhas, por meio de visualização, vestígios, pelos seus rastros, além de imagens obtidas de câmeras fotográficas colocadas em diferentes locais no período noturno. A segunda etapa do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de referências científicas sobre esses animais que vivem e passam pela mata da escola, para que fossem criadas as histórias e as ilustrações de cada espécie. Assim, esta edição apresenta 16 narrativas, com o objetivo de mostrar para as crianças que é preciso conhecer o lugar em que vivem e ter uma relação com a natureza para conhecer as espécies animais que estão muito próximas: tatu-galinha, capivara, lobo-guará, sabiá-laranjeira, alma-de-gato, tamanduá-bandeira, tucano, quero-quero, suçuarana, periquitão-maracanã, serelepe, ouriço-cacheiro.

ISBN: 9788579837579
Assunto: Educação
Formato: 14 x 21
Páginas: 83
Edição:
Ano: 2016
Sobre o autor
Elizabeth M. dos Santos Schmidt

Médica veterinária formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Curitiba (1997). Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR/Curitiba (2000). Doutora em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp/Jaboticabal (2008). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Glasgow/Reino Unido (2013) e na Universidade de Murcia/Espanha (2015-2016). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – Unesp/Botucatu.



Eliana Maria Nicolini Gabriel

Bióloga pelo Instituto de Biociências – Unesp/Botucatu. Mestre e doutora em Ecologia de Floresta pelo Instituto de Biociências – Unesp/Rio Claro. É especialista em Agricultura e Ecologia pela Universidade de Beer Sheva/Israel. Foi vencedora do III Prêmio do Instituto Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, Projeto: Uma andorinha só faz verão. Atualmente é diretora da Escola do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botucatu/SP.


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.