Cultura Acadêmica

Existem 3220 usuários on-line.

Arquitetura


versão digital (ebook)
Pesquisa em arquitetura e urbanismo:
Fundamentação teórica e métodos

Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro (Organizador); Faria, Obede Borges (Organizador) e Salcedo, Rosio Fernández Baca (Organizador)

Sinopse
O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), credenciado pela CAPES em 2013, é o primeiro mestrado acadêmico na área de Arquitetura e Urbanismo da UNESP e o terceiro das universidades públicas do Estado de São Paulo.
O PPGARQ é composto por uma única área de concentração, Arquitetura e Urbanismo, que abriga duas linhas de pesquisa - Planejamento e Avaliação do Espaço Construído e Teoria, História e Projeto, sustentadas pelos estudos realizados pelos grupos de pesquisa vinculados ao programa.
 
O volume 1 da série PPGARQ, intitula-se Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: Fundamentação teórica e métodos e contém onze capítulos, produto das pesquisas de docentes e discentes do PPGARQ e de docentes convidados, de universidades nacionais e internacionais, distribuídos nos seguintes temas: fundamentação teórica, teoria de projeto, patrimônio cultural, história da arquitetura e paisagismo, conforto ambiental e mobilidade urbana. Com a publicação desse primeiro volume da série, pretende-se que o tema abordado possa contribuir com futuras pesquisas, que poderão ser publicadas nos próximos volumes.
ISBN: 9788579837227
Assunto: Arquitetura
Páginas: 204
Edição:
Ano: 2016
Sobre os autores
Maria Solange Gurgel de Castro Fontes

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com pós doutorado na Universidade de Bath, Reino Unido (2006-2007), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC-USP (1998), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na EESC-USP (1991) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFRN (1985). Ministra aulas nos Cursos de Graduação (desde 1999) e Pós Graduação (a partir de agosto 2013) em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da UNESP, em Bauru-SP. Desenvolve pesquisas que visam a qualidade funcional, térmica e espacial do ambiente construído (espaços externos, de transição e internos).



Obede Borges Faria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é: Corpo Editorial Revista Ciência em Extensão , revisor Revista Árvore , revisor Revista APUNTES, revisor Revista Ambiente Construído-ANTAC, revisor revista Construction and Building Materials-ELSEVIER; professor assistente doutor do Departamento de Eng. Civil e Ambiental - DEC, da Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC, da UNESP-Bauru; ex-presidente do Conselho Municipal de Habitação de Bauru-SP; Conselheiro Científico da Rede Ibero-Americana de Arquitetura e Construção com Terra - PROTERRA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: adobe, materiais de construção, construção civil, habitação de interesse social, arquitetura e construção com terra e macrófitas aquáticas.



Rosio Fernández Baca Salcedo

Professor Assistente Doutor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Bauru, Arquiteta, Mestrado em Geografia pela UNESP (em 1995), Doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo-USP (em 2003), Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona- Espanha (2008-2009). Docente nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP-Campus de Bauru. Atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura: Teoria e Projetos (GA), Presidente Executivo do CICOP-Brasil (Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio), membro do Grupo Internacional de Recerca en Arquitectura i Societat (GIRAS) da Univesitàt Politècnica de Catalunya (Espanha). Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada: Arquitetura e dialogias: Projeto, construção e uso social. Atua nos seguintes temas: Centros históricos, Arquitetura dialógica, Patrimônio arquitetônico e urbano, Metodologia do projeto de arquitetura, Habitação social.