Cultura Acadêmica

Existem 14 usuários on-line.

Serviço Social


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Capitalismo, trabalho e formação profissional
Dilemas do trabalho cotidiano dos assistentes sociais em Ribeirão Preto/SP

Tinti, Élidi Cristina

Sinopse
Neste livro, a autora tem a coragem de lidar com um velho e novo dilema que perpassa o Serviço Social brasileiro: Como os assistentes sociais conduzem seu trabalho cotidiano? A partir de qual referencial teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo? Para enfrentar essas questões, a autora reivindica uma perspectiva de totalidade, a qual leva-a a se debruçar sobre as condições objetivas que incidem no trabalho profissional dos assistentes sociais, na sua formação profissional e nas respostas que oferecem no dia a dia do seu trabalho. A pesquisadora analisa como o assistente social, enquanto trabalhador assalariado, realiza seu trabalho sob determinadas condições.
Para isso, considera a forma como esse trabalho se configura a partir do modo de produção capitalista (alienado, reificado), mas elucida também como os profissionais de Serviço Social, enquanto seres sociais dotados de uma teleologia, de aportes teórico-metodológicos, ético-políticos que os alicerçam (os quais deveriam ser garantidos na formação profissional), podem exercer a sua autonomia enquanto profissionais e propor um trabalho inventivo, criativo, diante das velhas e novas manifestações da questão social brasileira.
A autora problematiza, ainda, a formação econômico-social contemporânea e seus rebatimentos na formação e no trabalho do assistente social brasileiro, considerando a imbricação subjacente entre esses elementos.
ISBN: 9788579836558
Assunto: Serviço Social
Formato: 14 x 21
Páginas: 148
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Élidi Cristina Tinti

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Franca (2003-2006). Bolsista do grupo Programa de Educação Tutorial- -SESu/MEC (2004-2006). Aprimoramento em Serviço Social e Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Campus Ribeirão Preto (2007-2008). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Franca (2012-2014). Atua como assistente social do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto/ Secretaria de Estado da Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Possui aprofundamento no estudo sobre as áreas de saúde do trabalhador, saúde mental, formação e trabalho profissional do assistente social e fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social.


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.