Cultura Acadêmica

Existem 6675 usuários on-line.

Medicina


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com Doença de Parkinson

Chacon, Lourenço e Vieira, Roberta Cristina Rodrigues

Sinopse

Hesitações são bastante frequentes no discurso de parkinsonianos e seriam decorrentes, para a literatura biomédica, de aspectos orgânicos alterados pela doença. Os autores, porém, se questionam: seriam os aspectos orgânicos os únicos a explicarem sua ocorrência no discurso de parkinsonianos? Baseados na Linguística, campo no qual as hesitações são vistas como um fenômeno presente em qualquer condição de uso da linguagem, os autores procuram demonstrar que o funcionamento das hesitações no discurso de parkinsonianos supõe não apenas a ação dos aspectos orgânicos, mas, também, dos aspectos linguístico-discursivos da linguagem. 

ISBN: 9788579836640
Assunto: Medicina
Formato: 12 x 21
Páginas: 108
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Lourenço Chacon

Cursou graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1979). Fez mestrado em
Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Linguística pela mesma universidade (1996), pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente, é professor efetivo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem experiência na área de Linguística, investigando hesitações na aquisição da linguagem, em seu modo de enunciação falado, e questões de ortografia e segmentação na aquisição da linguagem, em seu modo de enunciação escrito.


Roberta Cristina Rodrigues Vieira

Cursou graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2004) e fez mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (2009). Atualmente, trabalha como fonoaudióloga clínica, voltando suas reflexões e sua prática para a clínica da Linguagem. Atua também no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal da Educação do município de Marília, SP, realizando atendimentos interdisciplinares com outros setores da Saúde e da Educação e investindo na formação de professores, nos conhecimentos em linguagem falada e escrita.