Cultura Acadêmica

Existem 356 usuários on-line.

Filosofia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Como é possível o conhecimento matemático: uma análise a partir da epistemologia genética

Ferraz, Alexandre Augusto e Tassinari, Ricardo Pereira

Sinopse

Neste livro, a partir da Epistemologia Genética, objetiva-se explicitar como se constroem estruturas presentes e necessárias na Lógica e na Matemática, através de relações entre estruturas epistêmico-psicológicas, estudadas na Psicologia Genética, e estruturas abstratas, estudadas na Lógica e na Matemática.

ISBN: 9788579836565
Assunto: Filosofia
Formato: 12 x 21
Páginas: 132
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Alexandre Augusto Ferraz

Aluno do curso de Doutorado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, na linha de pesquisa em Lógica e Epistemologia. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp, campus de Marília,
na linha de pesquisa em Lógica e Epistemologia. Licenciado em Matemática pela Unesp. Membro do Grupo de Lógica e Epistemologia, do Grupo Interdisciplinar de Auto-Organização, Sistêmica e Informação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação.


Ricardo Pereira Tassinari

Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Gradução em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília. Pesquisador junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Coordenador do Grupo de Trabalho Hegel (GT Hegel) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Vice-presidente da Sociedade Hegel Brasileira (SHB). Vice-presidente da Sociedade Brasileira Jean Piaget (SBJP). Membro da Jean Piaget Society (JPS) e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Realizou pós- -doutorado nos Archives Jean Piaget, da Université de Genève, doutorado em Filosofia pela Unicamp, mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, bacharelado em Física, com Iniciação Científica em Lógica-Matemática, pela Unicamp. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre Filosofia Especulativa Hegeliana, Epistemologia Genética de Jean Piaget, Lógica, Epistemologia, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência.