Cultura Acadêmica

Existem 75 usuários on-line.

Estudos Linguísticos


versão digital (ebook)impressão sob demanda
A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência

Marques, Norma Barbosa Novaes e Pezatti, Erotilde Goreti

Sinopse

A obra analisa a relação conclusiva expressa por meio das conjunções então e portanto, em dados do português falado nos países lusófonos. Para tanto, utiliza o aparato teórico da Gramática Discursivo-Funcional, modelo que privilegia a intenção comunicativa do falante ao fazer uso do sistema linguístico em situação de interação. A análise revela a existência de três diferentes tipos de relação conclusiva: a Função Resumo (que ocorre entre porções textuais maiores, para sintetizar uma explanação anterior), a Função Conclusão (que relaciona indiretamente duas orações por meio de uma premissa) e a Função Consequência (que relaciona diretamente duas orações, à semelhança de causa-consequência).

ISBN: 9788579836992
Assunto: Estudos Linguísticos
Formato: 16 x 23
Páginas: 117
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Norma Barbosa Novaes Marques

Norma Barbosa Novaes Marques é licenciada em Letras pela UNESP, especialista em Estudos Avançados em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP, doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP. Tem experiência docente e administrativa na Educação Básica e no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação. Atualmente é professora da área de Linguística e Língua Portuguesa na UNIESP, professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (FNDE) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002.



Erotilde Goreti Pezatti

Erotilde Goreti Pezatti é licenciada em Letras pela UNESP, mestre em Linguística pela PUC-Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP. Concluiu, em 2005, pós-doutorado pela Universidade de Amsterdã e, em 2012, pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa, ambos em Gramática Discursivo-Funcional. Professora Assistente Doutor da UNESP/SJRP Preto atua na Graduação e na Pós-Graduação, na linha de pesquisa Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita, desenvolvendo temas relacionados à ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994, e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP e Coordenadora da área de Linguística da FAPESP.