Cultura Acadêmica

Existem 5894 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
História do ensino da literatura infantil na formação de professores no Estado de São Paulo (1947-2003)

Oliveira, Fernando Rodrigues de

Sinopse

Ao discutir a instituição da literatura infantil como objeto de ensino na formação de professores, Fernando Rodrigues de Oliveira apresenta a trajetória histórica de construção da disciplina “Literatura infantil” e sua intrínseca relação com a formulação de um saber escolar.

O autor explica que, devido à inexistência de uma teoria e crítica específicas desse gênero, o saber escolar que se fundou no âmbito do ensino da literatura infantil passou a “funcionar” como teorização do gênero no período abordado (1947-2003).

Portanto, com a força de uma tradição, esse ensino resultou na disseminação de valores para além dos limites da escola e da formação de professores; foi responsável por construir um modo específico de dar a conhecer a literatura infantil no Brasil e por subsidiar as relações de ensino referentes a esse gênero literário.  

ISBN: 9788579836688
Assunto: Educação
Formato: 16 x 23
Páginas: 353
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Fernando Rodrigues de Oliveira

Fernando Rodrigues de Oliveira é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Faculdade da Alta Paulista e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. E possui mestrado e doutorado em Educação por essa mesma instituição


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.