Cultura Acadêmica

Existem 67 usuários on-line.

Ciências Sociais


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Programa de aceleração do crescimento (PAC): neodesenvolvimentismo?

Jardim, Maria Chaves e Silva, Márcio Rogério

Sinopse

O livro aborda as novas relações entre o Estado e o mercado no Brasil contemporâneo, sob o olhar da sociologia econômica e das finanças, em diálogo com a macroeconomia, tendo como recorte empírico o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado em 2007. Busca-se demonstrar como o Estado passou a agir como “produtor de mercados”, exercendo violência simbólica com uso de instrumentos financeiros tradicionalmente afeitos à ortodoxia econômica e financeira. Demonstra-se por meio das Parcerias Público Privadas e da articulação Estatal, como o Estado convergiu interesses dos produtores e trabalhadores, via geração de emprego e renda, criando benefícios para a sociedade, assim como novas contradições econômicas e sociais.​

ISBN: 9788579837432
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 16 x 23
Páginas: 197
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Maria Chaves Jardim

É professora do Departamento de Sociologia – Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista/campus Araraquara. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sociedade, Poder Organização, e Mercado (Nespom), e pesquisadora Fapesp e CNPq. Possui diversos livros e artigos no tema da Sociologia Econômica e das Finanças.



Márcio Rogério Silva

Márcio Rogério Silva é mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutoramento em fase de finalização pela mesma instituição.
É coordenador do Projeto de Pesquisa “Financeirização da produção: impactos regionais na expansão de parcerias público-privadas, conglomerados internacionais e nacionais” da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisador no projeto “Caracterização da morfologia social do campo política nos governos Cardoso e Lula: estudo da biografia de ministros e ministras do período (1995-2010)” da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
É professor no curso de engenharia de produção, na Faculdade de Engenharia da UFGD e líder do Núcleo de Estudos sobre Financeirização da Economia, Produção e Sociedade (NEFEPS-UFGD), membro do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (Nesefi-UFSCAR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado (Nespom-Unesp).
Publicou artigos nacionais na área de teoria das organizações, sociologia econômica e sociologia das finanças. Seus principais temas de pesquisa são a construção de modelos interpretativos de tomada de decisão de agentes econômicos, mercado financeiro, relações entre Estado e mercado, e análise prosopográfica, narrativa e de redes.