Cultura Acadêmica

Existem 3003 usuários on-line.

Ciências da Motricidade


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Não é só a torcida organizada: o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol

Palhares, Marcelo Fadori Soares e Schwartz, Gisele Maria

Sinopse

Este estudo inves­tigou o que os torcedores organizados teriam a dizer sobre a violência no futebol brasileiro, para depois inter­pretar tais discursos à luz do referencial teórico de Johan Galtung. Visando contribuir com o debate sobre a violência no futebol, nesta abordagem, optamos pelo viés da compreensão em lugar da visão estigmatizante e preconceituosa sobre o tema. Defendemos que reduzir a discussão da vio­lência no futebol meramente à ação das torcidas organizadas frag­menta a análise desse complexo fenômeno e se mostra improdutivo, pois a violência no futebol perpassa a organização, gestão e estrutura do futebol brasileiro, além dos episódios de violência física.


ISBN: 9788579837425
Assunto: Ciências da Motricidade
Formato: 14 x 21
Páginas: 128
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Marcelo Fadori Soares Palhares

MARCELO FADORI SOARES PALHARES é professor do Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas) e mestre em ciências da motricidade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro. Além disso, recebeu auxílio financeiro para investigação complementar durante o mestrado na Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Foi atleta de categorias de base de futebol de campo e de salão e hoje é membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL), da Unesp de Rio Claro.



Gisele Maria Schwartz

GISELE MARIA SCHWARTZ é livre-docente pela Unesp de Rio Claro. Há mais de duas décadas desenvolve pesquisas sobre a temática lazer e educação física, atuando como pesquisadora em programas de pós-graduação. Atualmente é coordenadora do Laboratório
de Estudos do Lazer (LEL), da Unesp de Rio Claro.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.