Cultura Acadêmica

Existem 210 usuários on-line.

Ciência da Informação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Arquitetura da informação pervasiva

Oliveira, Henry Poncio Cruz de; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio e Pinto, Virgínia Bentes

Sinopse

O Livro Arquitetura da Informação Pervasiva adota a Ciência da Informação como background para discutir o processo evolutivo da Arquitetura da Informação que se e encontra em um momento de reconstrução das bases epistemológicas para atender as demandas informacionais pervasivas.

Os autores defendem que, nos últimos anos, a Arquitetura da Informação tem ampliado seu escopo para tratar das ecologias informacionais complexas em nível de pesquisa científica e de práticas profissionais. Guiados pela fenomenologia, os autores dialogam com as noções de pervasividade, ubiquidade, responsividade e complexidade, para propor uma modelagem teórica e metodológica para Arquitetura da Informação Pervasiva, percebendo-a como abordagem capaz de solucionar problemas informacionais e tecnológicos da atualidade.

A Arquitetura da Informação Pervasiva, aqui proposta, fornece subsídios teóricos e metodológicos para investigação científica e também norteia os arquitetos da informação na práxis de projetar, acompanhar e avaliar a Arquitetura da Informação Pervasiva em uma ecologia informacional complexa.

ISBN: 9788579836671
Assunto: Ciência da Informação
Formato: 14 x 21
Páginas: 115
Edição:
Ano: 2015
Sobre os autores
Henry Poncio Cruz de Oliveira

Henry Poncio Cruz de Oliveira. Físico (2007) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre (2010) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor (2014) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Marília). Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi docente (2010-2015) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), atuou como coordenador de Inovação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFCA, implantou o Portal de Periódicos da UFCA e a plataforma editorial de e-books da UFCA.



Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. Licenciada em Matemática (1986) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp. Especialista em Ciência da Computação (1987) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, USP. Mestre em Ciências – área de concentração Ciências da Computação e Matemática Computacional (1993) – pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Doutora em Educação – área de concentração Educação Brasileira (2001) – pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Professora assistente doutora em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa da Unesp-Marília, Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Propg) desde 2013. Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq.



Virgínia Bentes Pinto

Virgínia Bentes Pinto. Bacharel (1979) em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre (1989) em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora (1999) em Sciences de l’Information et de la Communication – Université Stendhal-Grenoble-3-França. Pós-Doutora em Filosofia – Tratamento cognitivo da informação – Laboratoire d’analyse cognitive de l’information (Lanci) Université du Quebec à Montreal-Dept. (2006). Estágio pós-doutoral no Instituto de Linguística Aplicada (Iula) da Universidade Pompeu Fabra-Barcelona e Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano – Universidad de Deusto-Pais Basco (2013). Professora Associada no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação – Unesp-DCI-
Marília/UFC-DCINF. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq.