Cultura Acadêmica

Existem 115 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)
Produção didática sobre o tema diversidade

Junior, Arlindo Rebechi (Organizador) e Moraes, Mara Sueli Simão (Organizador)

Sinopse

A coleção produção de material didático para diversidade é resultado de um curso ofertado à distância pela UNESP, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil,  aos professores e às professoras da rede pública de ensino, A conjuntura histórica de mudanças e transformações sociais será presente em todos os setores da vida social, exigindo das experiências individuais e coletivas um reinventar de nossas práticas pedagógicas. Dentro dessa perspectiva, a coleção, em todos os seus volumes, delineou alguns propósitos, a destacar três deles: (1) procurou estimular um debate reflexivo sobre temas contemporâneos da diversidade; (2) procurou estimular a avaliação de materiais didáticos existentes; (3) fomentou um debate sobre a realização de projetos de produção de recursos didáticos em diferentes linguagens em temas da diversidade.

Tendo em vista o caráter didático dessa coleção, todos os textos dos volumes foram pensados sob uma mesma estrutura: primeiras palavras – uma introdução ao tema abordado; Problematizando o tema – aqui se adota uma postura bastante crítica e os conceitos e os fundamentos teóricos pertinentes a cada uma das abordagens são expostos e debatidos; Instrumentalizando o tema – trata-se do espaço privilegiado para a reflexão sobre possíveis aplicações em sala de aula do que foi antes, em termos teóricos, exposto; Saiba mais... – momentos dos textos em que se expõem indicações para um maior aprofundamento crítico do debate realizado: completam a obra as referências bibliográficas sugeridas e trabalhadas pelos autores e autoras.

ISBN: 9788579836336
Assunto: Educação
Formato: 16 x 23
Páginas: 98
Edição:
Ano: 2015
Sobre o autor
Arlindo Rebechi Junior

Arlindo Rebechi Jr.Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, atuando nos cursos de Comunicação, em nível de graduação, e no Programa de Pós-graduação em Comunicação.



Mara Sueli Simão Moraes

É livre-docente em Educação Matemática pela UNESP. Doutorado e mestrado em Matemática pelo ICMC-USP/São Carlos. Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Matemática, Ciências e Pedagogia. Professora da Pós-Graduação em Educação para Ciência e do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências – UNESP/campus Bauru. Coordenadora do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca) e coordenadora geral do Programa Pró-Letramento pela UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa: Pedagogia Histórico‑‑Crítica e o Ensino e Aprendizagem em Matemática, cadastrado no CNPq. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação em Matemática.