Cultura Acadêmica

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Saúde


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Questões de linguagem na doença de Parkinson
As hesitações

Chacon, Lourenço e Camillo, Maira

Sinopse

A proposta deste trabalho foi verificar em que medida o funcionamento das hesitações e quebras na fala aproximava-se ou distanciava-se na produção discursiva de três pacientes acometidos pela doença de Parkinson e de três pessoas sem lesão neurológica. Um dos sintomas do Parkinson – transtorno degenerativo neurológico que provoca distúrbios de movimento - é justamente aquele relacionado à fala, fenômeno, entretanto, ainda pouco compreendido.

Para os autores, entender melhor os problemas de linguagem em sujeitos com doença de Parkinson seria, assim, uma boa maneira de estabelecer um diálogo mais efetivo com as investigações sobre esses problemas que vêm sendo feitas no campo biomédico, e  também desenvolver procedimentos de avaliação e de terapia de pacientes no campo da Fonoaudiologia – campo ao qual estão vinculados – para os quais eles inclusive apresentam alguns subsídios.

Na comparação entre os processos discursivos de sujeitos com doença de Parkinson e de sujeitos saudáveis, foram analisadas principalmente as características das rupturas da fala na cadeia significante, tentando-se recuperar, em ambos os grupos, fatos dos processos discursivos que possibilitariam verificar em que medida as quebras de amarração dos significantes estariam relacionadas à condição de parkinsoniano.

ISBN: 9788579835841
Assunto: Saúde
Formato: 14 x 21
Páginas: 67
Edição:
Ano: 2014
Sobre o autor
Lourenço Chacon

Cursou graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1979). Fez mestrado em
Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Linguística pela mesma universidade (1996), pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente, é professor efetivo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem experiência na área de Linguística, investigando hesitações na aquisição da linguagem, em seu modo de enunciação falado, e questões de ortografia e segmentação na aquisição da linguagem, em seu modo de enunciação escrito.