Cultura Acadêmica

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Estudos Linguísticos


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Hipersegmentações de palavras no ensino fundamental

Silva, Lilian Maria da e Tenani, Luciani Ester

Sinopse

As autoras tentam explicar a ocorrência de grafias não convencionais entre alunos no período posterior ao da alfabetização, ou seja, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, quando essas grafias não seriam esperadas. O principal foco da pesquisa é a hipersegmentação, ou seja, a presença de registros não convencionais de recursos gráficos – como espaços em branco ou hífens - no interior de palavras nas quais eles não são necessários.

Para as pesquisadoras, essas ocorrências são fortemente motivadas pela própria complexidade linguístico-discursiva das palavras, não só em seu registro escrito, mas também do ponto de vista linguístico, ou seja, a relação entre fala e escrita. Mas as hipersegmentações não se limitam necessariamente a palavras “complicadas”. Dentre os exemplos citados, encontram-se hipersegmentações de palavras banais, como “em bora” – embora; e “mora-va” – morava -, encontradas na escrita de estudantes dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental.

Ainda que dirija-se especialmente a professores, fonoaudiólogos e pesquisadores empenhados em entender o funcionamento da escrita - notadamente da palavra escrita e de suas relações com a fala – o livro atende a todos os que se interessam pela linguagem e por sua influência sobre a Educação.

ISBN: 9788579835834
Assunto: Estudos Linguísticos
Formato: 14 x 21
Páginas: 178
Edição:
Ano: 2014
Sobre o autor
Luciani Ester Tenani

Graduou-se Bacharel em Linguística pela UNICAMP (1990-1993). Fez Mestrado (1994-1996) e Doutorado (1996-2002) em Linguística, na subárea de Fonologia, na mesma universidade. É professora, desde 1997, da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (SP), onde ministra disciplinas para graduação (cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação (Programa em Estudos Linguísticos). É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2010. Foi chefe do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (2004-2006). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, subárea de Fonologia. Tem pesquisado e orientado dissertações e teses sobre os seguintes temas: fonologia da língua portuguesa (principalmente, sobre prosódia e processos segmentais, variação vocálica) e fonologia e escrita (principalmente, sobre fonologia e convenções ortográficas; prosódia e pontuação).