Cultura Acadêmica

Existem 2298 usuários on-line.

Ciências da terra


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Consciência e territorialização contra-hegemônica
Uma análise das políticas de formação da Via Campesina - América do Sul

Batista, Ândrea Francine

Sinopse

Analisar a política de formação da Via Campesina Internacional por meio das experiências concretas na América do Sul é o objetivo central deste livro. A obra toma essas experiências  como parte de um processo de territorialização contra-hegemônica do capital, que se daria por meio da luta empreendida a partir da organização dos sujeitos do campo.

O estudo se desenvolve a partir de análises da autora sobre aspectos relacionados a megaprojetos de infraestrutura, que forjariam um domínio hegemônico do capital, e suas consequências, como a desterritorialização dos sujeitos do campo por meio da expropriação, exploração e subsunção à ordem estabelecida. No segundo capítulo, ela situa historicamente o surgimento da Via Campesina Internacional. As linhas políticas e organização do movimento oferecem o suporte para reflexões sobre os processos de resistência contra a hegemonia do capital no campo.

A seguir, a autora retrata as experiências da Via Campesina América do Sul e busca identificar aspectos da política de formação da organização. No capítulo seguinte, são discutidos conceitos geográficos – como território, territorialização e territorialidade – que perpassam a análise da construção hegemônica do capital no campo versus a luta contra-hegemônica na América do Sul. Também são abordados conceitos sob a perspectiva teórica de Antonio Gramsci, como Estado, hegemonia, formação política e intelectual orgânico. A obra ainda aborda questões da luta e organização relacionadas às políticas de formação da Via Campesina como meios de construção da consciência de classe.

A autora explica que a escolha do tema central deste trabalho – a formação política em organizações sociais no campo – advém de sua prática militante de acompanhamento e coordenação desses processos: “Partindo dessa prática reflexiva, a necessidade de aprofundamento teórico tornava-se cada vez mais provocante e desafiadora”, afirma. 

ISBN: 9788579836084
Assunto: Ciências da terra
Formato: 14 x 21
Páginas: 251
Edição:
Ano: 2014