Cultura Acadêmica

Existem 160 usuários on-line.

Língua Portuguesa


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Oneirokritika de Artemidoro de Daldis (século II D.C.)
Llivros de análise de sonhos - livro V

Ferreira, Anise de A. G. D'Orange

Sinopse

Este livro apresenta a primeira tradução direta da língua grega para a língua portuguesa de uma parte da obra de Artemidoro de Daldis, conhecida como Oneirokritika. Trata-se do único tratado do gênero onirocrítico da Antiguidade Greco-romana que sobreviveu integralmente até nossos dias, cuja única publicação até agora disponível em português foi traduzida do francês. Acredita-se que Artemidoro tenha vivido no século II d.C, entre os anos 130 e 200. No entanto, as circunstâncias em que sua obra foi escrita são pouco conhecidas.

Oneirokritika é o nome dado ao conjunto de cinco livros de análises de sonhos. Com base empírica, pode ser considerado uma espécie de obra “técnico-instrucional” sobre a linguagem dos sonhos, e destinado a um intérprete ou estudioso interessado em extrair presságios dos relatos de sonhos.

Embora o texto não seja muito conhecido do público leitor em geral, despertou a atenção de estudiosos, como Freud e Jung, transformando-o em um marco dos estudos do simbolismo do sonho para psicanalistas. A obra de Artemidoro tem sido, também, objeto de estudos literários, filológicos e linguísticos.

O Livro V traz uma seleção de interpretações dos principais sonhos escolhidas por Artemidoro, com análises diretas para facilitar a aquisição da técnica da oneirocrisia, ou seja, da análise dos sonhos.

Além da tradução dos relatos dos sonhos, a autora incluiu aqui as principais referências acerca dos estudos do sonho na Antiguidade clássica, sobretudo as relacionadas à obra oneirokrisia de Artemidoro.

ISBN: 9788579835803
Assunto: Linguística, Língua Portuguesa
Formato: 14 x 21
Páginas: 121
Edição:
Ano: 2014