Cultura Acadêmica

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Ciências Sociais



Políticas culturais e povos indígenas

Cunha, Manuela Carneiro da (Organizador) e Cesarino, Pedro de Niemeyer (Organizador)

Sinopse

Os 19 ensaios que compõem esta obra procuram distinguir e debater as políticas culturais feitas para os índios, as feitas pelos índios e aquelas que de alguma maneira os envolvem. Os textos observam não apenas tais políticas, mas também seus pontos de cruzamento e seus efeitos conjugados, levando em conta a grande diversidade dos povos indígenas  do Brasil.

O direito dos índios de formular suas próprias políticas culturais só foi instituído com a Constituição de 1988. Até então, os projetos existentes visavam ao que se entendia como a “integração” das populações indígenas. Mas “integração” não passava de um eufemismo para um programa de assimilação cultural e de dissolução étnica.

Dentre todas as políticas culturais, a mais potente é sem dúvida a escola, lugar de grandes ambiguidades. Qual é a relação adequada entre a escola e as sociedades indígenas? Entre o saber que capacita os índios a melhor se mover na sociedade brasileira e os conhecimentos e práticas tradicionais que se quer valorizar? Entre uma tradição oral e uma tradição escrita? É possível ensinar “cultura” na escola?

Este livro, dirigido a quem se envolve em políticas culturais, levanta e comenta as difíceis questões nelas envolvidas. Resulta de um projeto de quase seis anos, financiado pela Fundação Ford, sediado no CEBRAP, que mobilizou pesquisas e reflexões sobre os efeitos das políticas culturais nas sociedades indígenas no Brasil, e de um simpósio, organizado em conjunto com o CestA (Centro de Estudos Ameríndios) da USP em 2013.

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Preço:
R$69,00


ISBN: 9788579835872
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 16 x 23
Páginas: 517
Edição:
Ano: 2014