Cultura Acadêmica

Existem 341 usuários on-line.

Agronomia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Fermentação divertida
Introdução à ciência através de atividade culinária investigativa

Martins, Roberto; Veiga-Santos, Priscila e Castilho, Sarah Gimenes

Sinopse

Com o objetivo de abordar tópicos relacionados ao ensino de Ciências de forma lúdica, a obra traz material didático-pedagógico que busca despertar motivação e interesse de jovens alunos durante o aprendizado de conceitos referentes ao processo de fermentação. A atividade abordada é a transformação do leite em iogurte. A atividade torna-se especialmente atraente para os alunos por ser o iogurte um produto bastante conhecido dos jovens e por eles apreciado. A escolha desse produto como objeto da experiência se baseia na ideia de que uma atividade investigativa envolvendo a culinária pode resultar em uma maneira de aproximação de tópicos abordados no ensino de Ciências com a realidade da criança, resultando na produção de significado para os alunos. Além disso, a experiência inclui uma forma “caseira” e igualmente atraente de medição de níveis acidez de alimentos, por meio de um suco de repolho roxo, denominado pelos autores de Suco Mágico, cuja cor se altera em contato com produtos ácidos. O material, com linguagem acessível, fotos didáticas e ilustrações bem-humoradas, é composto de slides em Power Point, textos de apoio ao professor e vídeos autoexplicativos que podem ser acessados em página da internet.Na obra os autores não apenas disponibilizam o material pedagógico, como propõem o método de abordagem das questões pelos professores em sala de aula. Integram o livro material de apoio para os professores sobre fermentação láctica, apresentação de slides e passo a passo de como fazer o iogurte. 

ISBN: 9788579835278
Assunto: Agronomia
Formato: 16 x 23
Páginas: 43
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
Roberto Martins

É graduando em Agronomia na UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas do campus de Botucatu. Estagiou na área de Ensino em Ciências e Tecnologia de Alimentos com bolsas do Núcleo de Ensino da UNESP e PROEX-UNESP de 2012 a 2014.     



Priscila Veiga-Santos

É engenheira de alimentos (Unicamp, 1996). Fez Mestrado em Tecnologia de Alimentos, na área de Leite e Derivados (Unicamp, 1999); doutorado em Ciência de Alimentos, na área de Química de Alimentos (Unicamp, 2004); pós-doutorado com bolsa Prodoc/Capes em Engenharia Química, na área de Engenharia de Alimentos (Escola Politécnica da USP, 2005). Foi bolsista Prodoc CNPq/Fapesb (Poli-UFBA, 2006-2007). Tem experiência acadêmica (Unimes, Fesb, Poli-USP, UFBA, Unip e UFSCar) e em empresa (Vitopel do Brasil). Atua principalmente nos temas de tecnologia e química de alimentos, embalagens biodegradáveis e compostos bioativos, extensão de vida de prateleira de produtos de origem animal e ensino em ciências. Atualmente, é professora assistente da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas do campus de Botucatu. É coordenadora do Projeto de Extensão Ciência Deliciosa pela UNESP, que atua na área de Ensino de Ciências e Segurança Alimentar desde 2012.


Sarah Gimenes Castilho

É graduanda em Agronomia na UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas do campus de Botucatu. Estagiou na área de Ensino em Ciências e Tecnologia de Alimentos com bolsa do Núcleo de Ensino da UNESP de 2012 a 2013.


outras obras destes autores:

Os autores não possuem outras obras cadastradas.