Cultura Acadêmica

Existem 2190 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Pró-letramento
Experiências pedagógicas em matemática e linguagem

Pirola, Nelson Antonio (Organizador); Manzoni, Rosa Maria (Organizador) e Moraes, Mara Sueli Simão (Organizador Principal)

Sinopse

O livro trata das relações da Unesp com o programa “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação”, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. Trata-se de um programa voltado para professores com vista à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em Matemática e Linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel das universidades é o de principalmente servirem como centros de pesquisa e de criação de atividades, sendo o corpo de pesquisadores da Unesp composto por especialistas nas áreas de Matemática, Linguagem e Educação em geral, que atuam inclusive com o apoio da educação a distância. Desde a criação do Pró-Letramento, em 2006, a Unesp está envolvida, por exemplo, com a formatação de cursos e com a elaboração do material a ser utilizado, baseado sempre na problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas dos professores. Esse material traz ainda orientações de atividades a serem desenvolvidas entre os professores e aplicadas em sala de aula. 

ISBN: 9788579835315
Assunto: Educação
Formato: 16 x 23
Páginas: 184
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
Nelson Antonio Pirola

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Educação (área de concentração em Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Cam¬pinas (1995) e doutorado em Educação (área de concentração em Educação Ma¬temática) pela mesma universidade (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP (2013). É professor adjunto do Departamento de Edu¬cação da UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos e Solução de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, solução de pro¬blemas, educação continuada e ensino de Matemática. É diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo – Triênio 2008-2010 e 2011-2013 e coordenador do curso de Pedagogia Parfor (UNESP/Capes). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/campus Bauru. Coordenador pedagógico da Área de Matemática do Programa Pró-Letramento pela UNESP.



Rosa Maria Manzoni

É graduada em Letras, pela UNESP/campus de Assis, e em Pedagogia, pelo Instituto Educacional de Assis (Ieda). É especialista em Literatura e o Ensino de Literatura, pela UNESP/campus Assis. Fez mestrado e doutorado em Letras pela UNESP/campus Assis. Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, da UNESP/campus de Bauru, é responsável pelas disciplinas Expressão Oral e Escrita na Educação Infantil; Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Conteúdos e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa; Atividades Lúdicas e Literatura Infantil, no curso de Pedagogia. Coordenadora pedagógica da Área de Alfabetização e Linguagem do Programa Pró-Letramento, UNESP, Bauru.



Mara Sueli Simão Moraes

É livre-docente em Educação Matemática pela UNESP. Doutorado e mestrado em Matemática pelo ICMC-USP/São Carlos. Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Matemática, Ciências e Pedagogia. Professora da Pós-Graduação em Educação para Ciência e do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências – UNESP/campus Bauru. Coordenadora do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca) e coordenadora geral do Programa Pró-Letramento pela UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa: Pedagogia Histórico‑‑Crítica e o Ensino e Aprendizagem em Matemática, cadastrado no CNPq. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação em Matemática.