Cultura Acadêmica

Existem 1403 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Escola de Educadores
A dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor

Arnosti, Rebeca Possobom; Benites, Larissa Cerignoni e Souza Neto, Samuel de

Sinopse

O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores.
O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente. 

ISBN: 9788579835285
Assunto: Educação
Formato: 16 x 23
Páginas: 200
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
Rebeca Possobom Arnosti

Concluiu a graduação em licenciatura plena em Pedagogia em 2012, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Durante a graduação, foi bolsista do Projeto de Extensão Escola de Educadores (2009) e bolsista CNPq de Ini ciação Científica (2010-2012). Possui experiência na área de Formação de Pro­fessores e Trabalho Docente. Atualmente, é professora efetiva de educação básica I, atuando em uma escola municipal de educação infantil de Rio Claro. Ingressou no mestrado em Educação da UNESP/campus Rio Claro em março de 2013. É uma das colaboradoras do Grupo de Estudos Escola de Educadores e membro do Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DFPPE). 



Larissa Cerignoni Benites

Fez sua graduação em Educação Física, mestrado e doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP/campus Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na formação de professores e estágio curricular supervisionado. Atualmente, realiza o pós-doutorado no Departamento de Educação da UNESP/campus Rio Claro. Participa dos grupos de pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DFPPE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (NEPEF). É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Escola de Educadores.



Samuel de Souza Neto

Samuel de Souza Neto é graduado em Educação Física, Letras e Pedagogia e professor adjunto do Departamento de Educação da Unesp. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado.