Cultura Acadêmica

Existem 223 usuários on-line.

Saúde


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Vivências sobre a doença de Alzheimer na Unesp
Diálogo entre ensino, pesquisa e extensão

Costa, José Luiz Riani (Organizador); Andrade, Larissa Pires de (Organizador) e Stein, Angelica Miki (Organizador)

Sinopse

O trabalho é um relatório analítico do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA), desenvolvido desde 1989 na Unesp (inicialmente em caráter experimental. Tem como principal objetivo propiciar aos participantes o benefício da prática regular de exercícios físicos e convívio social, levando à atenuação das manifestações cognitivas, motoras e sociais da doença, bem como a redução do estresse do cuidador.
O programa envolve pesquisadores, professores e alunos da Unesp e é uma resposta à abordagem quase inteiramente farmacológica hoje dada aos tratamentos da Doença de Alzheimer, apesar de a ciência apontar que o ideal seria a complementação dos tratamentos farmacológicos com o não farmacológico, que costumeiramente é reservado apenas para algumas situações particulares e específicas. Através de exemplos e dados, o livro mostra como o exercício físico regular pode produzir benefícios para idosos com demência, e como o convívio social pode estimular as habilidades de convivência, afeto e comunicação, levando à integração social e afastando a inatividade. Comprova que essas atividades podem beneficiar também os cuidadores, integrando-os melhor e menos penosamente à função, e por tabela a própria sociedade, que tampouco sabe lidar muito bem com os portadores desta doença, mergulhada que está, igualmente, na abordagem farmacológica da doença.

ISBN: 9788579835322
Assunto: Saúde
Formato: 14 x 21
Páginas: 70
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
José Luiz Riani Costa

É graduado em Medicina pela Uni­versidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez especialização em Medicina do Trabalho e mestrado em Clínica Médica pela mesma universidade, especialização em Políticas e Gestão Gover­namental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. É professor assis­tente doutor do Departamento de Educação Física – Universidade Estadual Paulista (UNESP)/campus Rio Claro, e coordenador do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA) e do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (Lafe).    



Larissa Pires de Andrade

É graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas). Fez especialização em Geriatria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Univer¬sidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é aluna de dou¬torado, na linha de pesquisa Neurociências e Atividade Física, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade – UNESP/campus Rio Claro. É docente substituto do Departamento de Fi¬sioterapia, na disciplina de Geriatria, da Universidade Federal de São Carlos, pesquisadora no Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (Lafe) e colaboradora no Programa de Cinesiote¬rapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA).   



Angelica Miki Stein

É graduada em licenciatura plena em Educação Física pela UNESP. Atualmente, é aluna de doutorado na linha de pesquisa Neurociências e Atividade Física, no Pro-grama de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade – UNESP/campus Rio Claro. É pesquisadora no Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE). Desde a graduação, colabora no Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA).