Cultura Acadêmica

Existem 172 usuários on-line.

Ciências da terra


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Plantas que atraem aves e outros bichos

Nishida, Silvia Mitiko; Pagnin, Daniel e Naide, Suyen

Sinopse

O livro é desdobramento de um projeto sobre as aves do Jardim Botânico do Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu, São Paulo, realizado entre 2010 e 2013 e durante o qual foi produzido um amplo registro fotográfico do comportamento alimentar de aves e de outros animais que frequentam o local, assim como da relação dos animais com a rica e variada vegetação ali existente. Com base neste acervo de fotos das aves se alimentando, os pesquisadores selecionaram uma lista de plantas que o público em geral poderia se interessar em cultivar em jardins e quintais. A intenção é também a de estimular instituições públicas e empresas privadas a incluírem, em seus projetos de paisagismo, espécies de plantas nativas que atraem aves, de modo a ajudar a combater o franco processo de degradação dos ambientes naturais brasileiros. Ricamente ilustrado, o livro traz informações sobre as características gerais das plantas, a altura que podem elas atingir, os períodos de floração ou frutificação e as aves e outros animais que se alimentam delas. Ícones gráficos indicam as cores dos frutos maduros e as cores de suas flores.

ISBN: 9788579835391
Assunto: Ciências da terra
Formato: 16 x 23
Páginas: 93
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
Silvia Mitiko Nishida

É bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Fisiologia na mesma instituição. Atualmente, é docente no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Botucatu. Atua no ensino de Fisiologia e Comportamento Animal e investiga o comportamento alimentar e mecanismos de comunicação de aves. Pesquisa e produz material didático sobre Neurociências e Comportamento Animal dedicado ao ensino básico. A fotografia é uma ferramenta de trabalho que tem proporcionado momentos de prazer e registros sobre o comportamento alimentar dos animais no Jardim Botânico do IB, sítio de pesquisa e de realização das atividades presenciais de extensão universitária “Que bichos moram no Jardim Botânico do IB?”.   



Daniel Pagnin

É bolsista do Projeto de Extensão Universitária “Que bichos moram no Jardim Botânico do IB?”, cursa o terceiro ano do curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. Desde cedo tem grande interesse em observar as aves e tentar entender seu comportamento. É estagiário na área de Comportamento Animal, em especial sobre o hábito alimentar das aves e sua interação com as plantas.



Suyen Naide

É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Botucatu. Atualmente, é estagiária do Departamento de Biologia Animal na Universidade de Campinas e cursa Ciências Biológicas – bacharelado. Durante a graduação, realizou estágio desenvolvendo projeto sobre o comportamento alimentar de aves e sua interação com as plantas. Atualmente, desenvolve estágio curricular obrigatório em comportamento e ecologia de aranhas, e novamente as plantas têm um papel importante na pesquisa. Foi bolsista de Projeto de Extensão Universitária (2011-2012) e participou ativamente em 2012 das atividades presenciais de extensão universitária “Que bichos moram no Jardim Botânico do IB?”.


outras obras destes autores:

Os autores não possuem outras obras cadastradas.