Cultura Acadêmica

Existem 435 usuários on-line.

Ciência da Informação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Biblioteca escolar e a geração nativos digitais, A

Lanzi, Lucirene Andréa Catini ; Ferneda, Edberto e Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio

Sinopse

Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados "nativos digitais" - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento.
Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita.
O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de "reengenharia" - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações.

ISBN: 9788579834677
Assunto: Ciência da Informação
Formato: 14 x 21
Páginas: 196
Edição:
Ano: 2013
Sobre os autores
Lucirene Andréa Catini Lanzi

É graduada em Biblioteconomia e doutoranda em Ciência da Informação pela Unesp

Edberto Ferneda

É professor de Ciência da Informação também na Unesp.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. Licenciada em Matemática (1986) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp. Especialista em Ciência da Computação (1987) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, USP. Mestre em Ciências – área de concentração Ciências da Computação e Matemática Computacional (1993) – pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Doutora em Educação – área de concentração Educação Brasileira (2001) – pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Professora assistente doutora em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa da Unesp-Marília, Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Propg) desde 2013. Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq.