Cultura Acadêmica

Existem 146 usuários on-line.

Filosofia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Piaget e a predicação universal

Ferreira, Rafael Dos Reis e Tassinari, Ricardo Pereira

Sinopse

O estudo apresentado neste livro trata da relação entre Lógica e Psicologia e parte da questão apresentada na obra Ensaio de Lógica Operatória de Jean Piaget (1896-1980): "[...] como se constituem as estruturas elementares de classes, de relações, de números, de proposições, etc., formalizadas com toda independência e autonomia pelo lógico e [...] quais são suas relações com as 'operações' do pensamento 'natural', muito mais pobre e não formalizado.".
Os autores Rafael dos Reis Ferreira e Ricardo Pereira Tassinari observam que nessa questão, Piaget pressupõe que as operações lógico-formais estão vinculadas a um sujeito. O que interessa ao pensador francês é a compreensão de como se formam as estruturas necessárias ao conhecimento lógico-matemático e como isso é possível a partir do desenvolvimento psicológico.
Eles mostram que, apesar de recorrer à Psicologia, trata-se no contexto dessa investigação de Piaget, fundamentalmente, de um interesse filosófico, relacionado à Teoria do Conhecimento e à Epistemologia, particularmente ao que o francês chama de Epistemologia Genética, e não propriamente uma investigação de pura Psicologia.
A questão da relação entre Lógica e Psicologia estudada nesse livro é basicamente de como o sujeito epistêmico usa e se torna capaz de usar funções proposicionais para estruturar a realidade e produzir conhecimento sobre ela.
A obra inicia-se com a contextualização do pensamento de Piaget no âmbito das discussões filosóficas e os pressupostos gerais da Epistemologia Genética e suas relações com a Psicologia Genética. O segundo capítulo é dedicado a algumas das discussões de princípios realizadas por Piaget no Ensaio, acerca do objeto e da definição da Lógica Operatória. No capítulo seguinte, os autores procuram responder à questão central do estudo, focando a análise sobre o conceito de função proposicional para Piaget e a relação desta com o seu correspondente psicológico, o esquema conceitual.

ISBN: 9788579834356
Assunto: Filosofia
Formato: 14 x 21
Páginas: 148
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Rafael Dos Reis Ferreira

É mestre em Filosofia pela Unesp e doutorando pela Unicamp. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Psicologia e Epistemologia Genéticas e Educação (GEPEGE) da Unesp, é editor da Revista Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas.

Ricardo Pereira Tassinari

Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Gradução em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília. Pesquisador junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Coordenador do Grupo de Trabalho Hegel (GT Hegel) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Vice-presidente da Sociedade Hegel Brasileira (SHB). Vice-presidente da Sociedade Brasileira Jean Piaget (SBJP). Membro da Jean Piaget Society (JPS) e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Realizou pós- -doutorado nos Archives Jean Piaget, da Université de Genève, doutorado em Filosofia pela Unicamp, mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, bacharelado em Física, com Iniciação Científica em Lógica-Matemática, pela Unicamp. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre Filosofia Especulativa Hegeliana, Epistemologia Genética de Jean Piaget, Lógica, Epistemologia, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência.