Cultura Acadêmica

Existem 2283 usuários on-line.

Ciências da Motricidade


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Currículo, a pedagogia da alternância e os saberes docentes na educação física, O
Os desafios do processo de formação

Souza, Esther Vieira Brum de e Souza Neto, Samuel de

Sinopse

Os autores utilizam como ponto de partida as diretrizes da formação básica do professor da Educação Física, pressupondo que essas diretrizes exigem tanto uma nova mentalidade quanto uma nova organização didático-curricular, além da revisão dos próprios referenciais na prática profissional.
A partir daí, desenvolvem uma série de questionamentos, debatendo se o novo currículo de formação em Educação Física - que passou a valorizar mais a prática - consegue de fato ir além do modelo acadêmico que privilegia uma formação teórica mais sólida. Discutem ainda se uma maior valorização da prática pode caracterizar a existência de um novo modelo de formação.
Dessa perspectiva, perguntam se é possível um currículo que não tenha na sua base a pedagogia da alternância, um sistema que remete à formação em dois contextos distintos e interdependentes: a formação em sala e as situações de trabalho. Também perguntam como a discussão dos saberes - conhecimentos, competências, habilidades e didática de ensino - deveria se desenrolar nessas duas esferas.

ISBN: 9788579834387
Assunto: Ciências da Motricidade
Formato: 16 x 23
Páginas: 256
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Esther Vieira Brum de Souza

É mestre em Educação Física pela Unesp e leciona na rede estadual de ensino básico.

Samuel de Souza Neto

Samuel de Souza Neto é graduado em Educação Física, Letras e Pedagogia e professor adjunto do Departamento de Educação da Unesp. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado.