Cultura Acadêmica

Existem 2220 usuários on-line.

Educação Escolar


versão digital (ebook)impressão sob demanda
História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952)
Uma abordagem comparada

Ávila, Virgínia Pereira da Silva de

Sinopse

O livro trata da história do ensino primário rural no Brasil no período de 1921 a 1952, caracterizado por uma significativa expansão do setor. Analisa especialmente o processo de construção das políticas educacionais para o segmento em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual, exemplificadas pelas de São Paulo e Santa Catarina.
Mais do que distinguir o que era próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, o trabalho visou também revelar a pluralidade de métodos e os efeitos diversos que as reformas provocaram na educação rural paulista e catarinense.
A pesquisa apoiou-se principalmente em documentação. A análise de mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamentações de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época permitiu comparar e relacionar os dados referentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, como duração dos cursos, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino.
De acordo com a autora, a educação rural, que contrasta em muitos aspectos com a educação urbana, foi um elemento fundamental na expansão da escola pública no Brasil. Mas, segundo ela, estranhamente, é muito pouco estudada no país. De fato, das 5.948 pesquisas de doutorado em Educação abrigadas no banco de teses da Capes no período de 2000 a 2009, somente 165 apresentaram como tema a educação rural, o que equivale a 2,7% da produção. E apenas 1,1% abordava a questão do ponto de vista histórico.

ISBN: 9788579834875
Assunto: Educação Escolar
Formato: 14 x 21
Páginas: 240
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Virgínia Pereira da Silva de Ávila

É doutora em Educação Escolar pela Unesp. Tem experiência nas áreas de História da Educação e Políticas Educacionais.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.