Cultura Acadêmica

Existem 17 usuários on-line.

Música


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Entre-sons, entre-mundos, entre-idades a educação musical e o adolescente

Vertamatti, Leila Rosa Gonçalves

Sinopse

A proposta da autora foi a de refletir sobre a prática da Educação Musical de jovens entre 11 e 14 anos, o que fez utilizando pesquisa realizada no Colégio São José, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela quis saber, principalmente, se é levada em conta a distância existente entre a realidade escolar e a realidade do jovem, tendo para isso aberto um diálogo com o universo do adolescente - a capacidade de invenção, a percepção do ambiente acústico, visual, social e cultural e o contexto escolar.
O livro conduz a uma reflexão a respeito da relação professor, aluno e sociedade e ao questionamento dos modos de ser e de compreender desses públicos, assim como deixa patente a necessidade de entendimento da cultura adolescente para que as fronteiras entre escola, música e cultura jovem convivam de maneira complexa e criativa e com maiores possibilidades de diálogo.
A pesquisa, qualitativa, baseou-se na teoria da complexidade aplicada à educação, tal como ela foi desenvolvida pelo filósofo francês Edgard Morin, e no uso de subsídios emprestados da Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Artes Visuais e Educação Musical, com destaque para os trabalhos de Garcia-Canclini, Paulo Freire, Babin e H. J. e Koellreutter.

ISBN: 9788579834288
Assunto: Música
Formato: 14 x 21
Páginas: 264
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Leila Rosa Gonçalves Vertamatti

É doutora em Música pela Unesp e bacharel em Música, com Habilitação em Composição e Regência, pela mesma universidade.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.