Cultura Acadêmica

Existem 2317 usuários on-line.

Direito


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Direito, técnica, imagem
Os limites e os fundamentos do humano

Barrientos-Parra, Jorge e Matos, Marcus Vinicius A. B. de

Sinopse

Esta coletânea de artigos foi desenvolvida a partir de reflexões produzidas em diferentes edições do "Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul", filósofo e sociólogo francês que discutiu, em mais de 50 livros e centenas de artigos, a condição e o destino do homem na sociedade técnica, termo por ele utilizado para referir-se à sociedade contemporânea.
Foram reunidos artigos produzidos por pesquisadores do Brasil, Canadá, França e Inglaterra, com a maior parte dos textos oriundos da pesquisa e das reflexões de alunos, pesquisadores e professores do Programa de Mestrado em Direito da Unesp, campus de Franca.
Os artigos foram divididos em duas partes, com a primeira tratando principalmente da ênfase de Ellul na técnica e na tecnologia como os verdadeiros fundamentos do poder na sociedade moderna. Para Ellul, o progresso técnico já teria engendrado um fenômeno de proletarização generalizada, que abrange toda a humanidade e todos os aspectos da vida humana, superando a dimensão puramente econômica.
Na segunda parte, os estudos transpassam as questões políticas e desembocam na análise das técnicas de dominação "dos corpos e das mentes", buscando aprofundar a perspectiva elluliana diante do Direito e da Bioética, além dos muitos e tortuosos significados da imagem na sociedade atual.

ISBN: 9788579834721
Assunto: Direito
Formato: 14 x 21
Páginas: 284
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Jorge Barrientos-Parra

Jorge Barrientos-Parra é doutor em Direito pela Université Catholique de Louvain, mestre pela Universidade de São Paulo; líder do Grupo de Pesquisas sobre Jacques Ellul – Diretório do CNPq; leciona “Direito da Sociedade Tecnocrática” no Programa de Mestrado em Direito da UNESP, Campus de Franca e Direito Constitucional no Curso de Administração Pública da UNESP, Campus de Araraquara.



Marcus Vinicius A. B. de Matos

Marcus Vinicius A. B. De Matos é doutorando em Direito pelo Birkbeck College (University of London), e Associate Tutor na School of Law da mesma instituição, onde leciona Legal Methods and Legal Systems; mestre em Direito pela UFRJ; pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Jacques Ellul – Diretório do CNPq; e Bolsista CAPES de Doutorado Pleno no Exterior.


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.