Cultura Acadêmica

Existem 2872 usuários on-line.

Língua Portuguesa


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Fonologia da língua deni (arawá), A

Carvalho, Mateus Cruz Maciel de

Sinopse

O livro é um estudo fonológico da língua indígena Deni, pertencente à família Arawá e falada no estado do Amazonas por cerca de 1.200 pessoas, distribuídas por nove aldeias. Ele reveste-de de importância na medida em que, embora a língua Deni já seja conhecida há algum tempo, os estudos a seu respeito eram até agora esparsos e inconsistentes, realizados por missionários que visavam à catequese.
Fruto de pesquisa de campo com falantes nativos, o livro aprofunda alguns aspectos pouco compreendidos da língua Deni, como suas relações com as outras cinco línguas da família linguística Arawá, que em sua maioria são faladas por povos amazônicos. Traz ainda uma análise fonológica preliminar que permite melhor entendimento do sistema de consoantes e vogais do Deni, assim como da constituição das sílabas e do padrão acentual.
Muitas línguas indígenas brasileiras foram extintas sem deixar nenhum tipo de estudo, quando se sabe que as pesquisas realizadas sobre as línguas indígenas no mundo contribuíram enormemente para o desenvolvimento da Linguística. No Brasil, este cenário paulatinamente começa a mudar. O livro comprova que há de fato um novo interesse pela análise e documentação das línguas indígenas no país.

ISBN: 9788579834530
Assunto: Língua Portuguesa, Língua Portuguesa
Formato: 12 x 21
Páginas: 100
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Mateus Cruz Maciel de Carvalho

É mestre e doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara. Atua na área de teoria e análise linguística, com foco em fonologia, morfologia e sintaxe.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.