Cultura Acadêmica

Existem 5428 usuários on-line.

Educação



Experiência, educação e conteporaneidade

Pagni, Pedro Angelo (Organizador) e Gelamo, Rodrigo Pelloso (Organizador)

Sinopse

Vem –se concebendo a educação ou como sinônimo de experiência ou em tensão com essa forma de aprendizado e de sua  expressividade, associados  à vida e, por outro lado, de potencializar a vida e, por outro, de indicar a irredutibilidade da vida à  formação escolar.

Foram essas perspectivas teóricas que ocorreram igualmente para analisar os limites e as possibilidades da experiência, a fim de se refletir sobre outra forma de pensar a/na educação e compreender as relações dessa prática com as dimensões estéticas e políticas, contribuindo para discutir as seguintes questões: qual a relação existente entre experiência e educação, diante do seu atual empobrecimento? Essa pergunta nos remete a outras: que experiência se deveria reivindicar entre os saberes e práticas escolares, em nossos dias? Quais os vínculos possíveis de serem estabelecidas entre ética, estética, política e educação mediada por uma noção de experiência? O que significa educar para a experiência, em um contexto pedagógico profundamente marcado pelo discurso tecnológico, pelo saber-fazer, em detrimento do saber- expressar? Como explorar a experiência e seu sentido, no campo da prática educativa? Se não é possível aproximar-se da experiência primordial pelo discurso científico, de que outra maneira se poderia abordá-la? Como pensar a experiência enquanto acontecimento para além da relação sujeito e objeto da modernidade?

Estas foram algumas das questões debatidas no II Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Experiência, educação e contemporaneidade, cujos resultados temos o prazer de apresentar neste livro.

ISBN: 9788579830624
Assunto: Educação
Formato: 16 x 23
Páginas: 248
Edição:
Ano: 2010