Cultura Acadêmica

Existem 2832 usuários on-line.

Estudos Literários


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Ressurreição e o romance urbano romântico
Aproximações e afastamentos

Rocha, Carlos

Sinopse

O autor tenta mostrar que Ressurreição, romance publicado por Machado de Assis em 1872, não apenas diverge em parte do gosto literário vigente na época como instaura uma nova temática na tradição romanesca brasileira, que era, então, ainda bastante incipiente: a dúvida.

Segundo o pesquisador, por meio de uma técnica que ao mesmo tempo explica os expedientes narrativos e conta a história do protagonista, o narrador consegue fazer confluir para o campo da incerteza tanto o ponto de vista quanto a perspectiva do herói.

Há por isso, em "Ressurreição", certa "suspensão da realidade", que para o pesquisador afasta a obra das abordagens convencionais do romance urbano do romantismo brasileiro e a aproxima do romance mais moderno que se fazia na Europa. Ali, essa modalidade literária adquiriu status de gênero burguês por excelência, por expressar os valores, os costumes e os anseios dessa classe e ainda servir como vigoroso instrumento de análise da nova civilização do capital.

Do mesmo modo, para o autor, o romance de Machado, ao redefinir seus próprios procedimentos estruturais e reelaborar sua temática, sofisticando a percepção da realidade, logra promover uma densa análise crítica dos indivíduos e de seus interesses subjacentes às interações sociais. É, neste sentido, um dos embriões dos grandes romances da fase madura do escritor carioca.

ISBN: 9788579833625
Assunto: Estudos Literários
Formato: 14 x 21
Páginas: 144
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Carlos Rocha

Carlos Rocha possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado em Estudos Literários pela Unesp.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.