Cultura Acadêmica

Existem 222 usuários on-line.

Geografia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Formação docente e geografia escolar
Um estudo de caso entre Brasil e Espanha

Pezzato, João Pedro

Sinopse

O livro de João Pedro Pezzato discute a atual organização curricular dos cursos de formação de professores de Geografia, comparando com viés crítico as experiências da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, e do Curso de Licenciatura em Geografia da Unesp de Rio Claro, interior de São Paulo.

Para Pezzato, enquanto na Espanha todas as disciplinas estão relacionadas com os conhecimentos específicos da área, percebe-se no Brasil o predomínio de um modelo conceitual no qual os conteúdos pedagógicos de algumas disciplinas não têm nenhuma articulação com a própria Geografia. O resultado é, muitas vezes, o divórcio entre a componente científica específica e aquela mais diretamente relacionada com as questões educativas.

O pesquisador chama a atenção ainda para a falta de articulação entre pesquisa e ensino, e para a rala distinção, no Brasil, entre a formação de bacharéis e de licenciados em Geografia, já que não existem diferenças significativas entre os componentes curriculares das duas modalidades. Por isso, para ele é premente a adoção de inovações curriculares no ensino da Geografia, inclusive no que diz respeito ao ensino da leitura e da escrita no contexto da disciplina.

ISBN: 9788579832925
Assunto: Geografia
Formato: 14 x 21
Páginas: 88
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
João Pedro Pezzato

João Pedro Pizzato é formado em Geografia pela Unesp e doutor em Educação pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, de Galícia, na Espanha. Atualmente é professor da Unesp de Rio Claro.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.