Cultura Acadêmica

Existem 110 usuários on-line.

Sociologia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Fernando de Azevedo
Dilemas na institucionalização da sociologia no Brasil

Nascimento, Alessandra Santos

Sinopse

Alessandra Santos Nascimento discute, neste livro, o papel desempenhado por Fernando de Azevedo (1894-1974) na institucionalização da Sociologia no país, refletindo também acerca de atuação do sociólogo, professor e escritor mineiro radicado em São Paulo no processo de modernização do Brasil entre as décadas de 1930 e 1960.

A pesquisadora lança a hipótese de que a trajetória institucional e a obra de Fernando Azevedo - que escreveu perto de duas dezenas de livros e centenas de ensaios e artigos, principalmente para o jornal "O Estado de São Paulo" - demonstram que a história das Ciências Sociais no Brasil demanda uma interpretação diferente da que hoje vigora quase como um cânone: a de que sua institucionalização teria ocorrido a partir da década de 1960.

Para a autora, a atuação de Azevedo mostra que tal processo começou bem mais cedo: no fim dos anos 1920 ele já despontara como significativo intérprete da cultura nacional, apaixonado humanista e importante construtor institucional do que aos poucos se tornariam as Ciências Sociais brasileiras.

ISBN: 9788579833045
Assunto: Sociologia
Formato: 14 x 21
Páginas: 304
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Alessandra Santos Nascimento

Alessandra Santos Nascimento é doutora e mestre em Sociologia pela Unesp Araraquara. Possui especialização em Governança e Novos Arranjos de Gestão (2010) e graduação em Ciências Sociais também pela Unesp.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.