Cultura Acadêmica

Existem 742 usuários on-line.

Serviço Social


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Ethos profissional, hegemonia possível?

Machado, Leonildo Aparecido Reis

Sinopse

O autor discute neste livro até que ponto o ethos profissional do assistente social - ou seja, a dimensão moral e ética da atividade, e também o seu "estar no mundo" do ponto de vista social e cultural - conseguiu superar o conservadorismo que marcou durante décadas o projeto ético-político da categoria.

De acordo com o pesquisador, os três primeiros Códigos de Ética do Assistente Social - escritos ao longo do século 20 - acabariam por levar a categoria a "uma falsa consciência" do seu papel social, devido aos fundamentos enraizadamente conservadores dos textos. O quadro não seria modificado com a adoção do quarto Código de Ética, de 1986, que expressava um pensamento marxista, mas de cunho fortemente mecanicista.

No entanto, segundo ele, o próprio percurso sócio-histórico dos assistentes sociais na década de 1980 romperia com o conservadorismo, por meio do pensamento do marxista Antonio Gramsci. Na década seguinte um novo Código de Ética, que ainda está em vigor, juntamente com a regulamentação da profissão e com novas diretrizes curriculares, garantiria o predomínio deste projeto ético-político que afastava de vez a falsidade de consciência.

A hegemonia desse projeto, conquistado democraticamente pelos assistentes sociais, já estaria a exigir, contudo, maior vigilância contra o retorno das ideias conservadoras, que estariam se reinfiltrando tanto pelos pensamentos retrógrados já de muito conhecidos pela categoria, quanto pelas teses marxistas de cunho mecanicista. A superação do conservadorismo, portanto, não deveria ser considerada totalmente consolidada pelos assistentes sociais.

ISBN: 9788579833342
Assunto: Serviço Social
Formato: 14 x 21
Páginas: 220
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Leonildo Aparecido Reis Machado

Leonildo Aparecido Reis Machado é mestre e doutorando em Serviço Social pela Unesp. Tem experiência na área de Filosofia, Serviço Social e Educação, com ênfase em Ética.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.