Cultura Acadêmica

Existem 721 usuários on-line.

Estudos Linguísticos


versão digital (ebook)impressão sob demanda
interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro, As
Uma abordagem discursivo-funcional

Pezatti, Erotilde Goreti e Fontes, Michel Gustavo

Sinopse

Erotilde Goreti Pezatti e Michel Gustavo Fonte tratam, nesta obra, de questões avançadas do campo da Linguística. Eles investigam aqui o uso e a estrutura morfossintática de sentenças interrogativas do português brasileiro, especificamente de sentenças interrogativas diretas que contêm um pronome ou advérbio interrogativo, que neste trabalho foram denominadas Interrogativas de Conteúdo.

Durante a pesquisa eles analisaram, com base no funcionalismo de linha holandesa, a estrutura das Interrogativas de Conteúdo na história do português brasileiro, por meio de textos de peças de teatro e cartas pessoais de duas diferentes épocas: séculos 19 e 20. A investigação foi orientada pelo objetivo principal de averiguar e demonstrar os condicionamentos discursivo-pragmáticos envolvidos na estruturação morfossintática das Interrogativas de Conteúdo. Os autores avaliaram especificamente a ordenação do constituinte interrogativo e do sujeito, já que ambos os constituintes podem ocupar ora a posição inicial, ora a posição final da oração. E se voltaram ainda para a separação do constituinte interrogativo em posição inicial por meio dos expletivos é que e que".

ISBN: 9788579833618
Assunto: Estudos Linguísticos
Formato: 14 x 21
Páginas: 160
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Erotilde Goreti Pezatti

Erotilde Goreti Pezatti é licenciada em Letras pela UNESP, mestre em Linguística pela PUC-Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP. Concluiu, em 2005, pós-doutorado pela Universidade de Amsterdã e, em 2012, pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa, ambos em Gramática Discursivo-Funcional. Professora Assistente Doutor da UNESP/SJRP Preto atua na Graduação e na Pós-Graduação, na linha de pesquisa Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita, desenvolvendo temas relacionados à ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994, e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP e Coordenadora da área de Linguística da FAPESP.



Michel Gustavo Fontes

Michel Gustavo Fontes é pós-graduado em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Unesp. Atualmente, cursa o doutorado em Estudos Linguísticos na mesma instituição e é professor de língua portuguesa na Faculdade de José Bonifácio.