Cultura Acadêmica

Existem 222 usuários on-line.

Educação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
A prática em questão
Demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional

Hirai, Rodrigo Tetsuo e Souza Neto, Samuel de

Sinopse

Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos.

Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático.

A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos.

O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa.

ISBN: 9788579833601
Assunto: Educação
Formato: 14 x 21
Páginas: 156
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Rodrigo Tetsuo Hirai

Rodrigo Tetsuo Hirai é mestre em Educação pela Unesp e desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Física escolar, formação profissional e relação teoria-prática. Samuel de Souza Neto é doutor em Educação pela USP, professor da Unesp e pesquisador na área de Educação.

Samuel de Souza Neto

Samuel de Souza Neto é graduado em Educação Física, Letras e Pedagogia e professor adjunto do Departamento de Educação da Unesp. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado.