Cultura Acadêmica

Existem 1627 usuários on-line.

História


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Atuação de Joel Silveira na imprensa carioca (1937-1944), A

Ferrari, Danilo Wenseslau

Sinopse

Danilo Wenseslau Ferrari analisa nesta obra a produção do jornalista do escritor Joel Silveira entre o fim da década de 1930 e a primeira metade dos anos 1940, enfocando em especial os textos que ele publicou no jornal Dom Casmurro e na revista Diretrizes. O objetivo do autor é discutir o impacto do trabalho de Silveira na imprensa brasileira durante o Estado Novo (1937-1945) e tentar compreender como e porque ele se transformou num dos repórteres mais influentes e temidos do período getulista.

Ícone do jornalismo brasileiro, Silveira é hoje associado principalmente à cobertura da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ferrari vai aqui além do mito, e mostra como o jornalista reagiu aos dilemas do conturbado período, marcado pela censura, pelo avanço do nazismo na Europa e pela assinatura do Pacto Germano-Soviético, que afetou profundamente os intelectuais de esquerda. Bastante contextual, a pesquisa também traça um rico painel sobre a intelectualidade da época getulista.

ISBN: 9788579833489
Assunto: História
Formato: 14 x 21
Páginas: 264
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Danilo Wenseslau Ferrari

Danilo Wenseslau Ferrari possui graduação e mestrado em História pela Unesp, campus de Assis. O seu trabalho consiste principalmente de pesquisas sobre intelectuais, imprensa e memória brasileira

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.