Cultura Acadêmica

Existem 732 usuários on-line.

Engenharia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Qual o valor da vinhaça?
Mitigação de impacto ambiental e recuperação de energia por meio da digestão anaeróbia

Fuess, Lucas Tadeu e Garcia, Marcelo Loureiro

Sinopse

Esta obra apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa de produção de energia por meio do processo biotecnológico digestão anaeróbia a partir do tratamento de vinhaça, resíduo oriundo da produção do etanol. Aspectos fundamentais e aplicados são também apresentados sobre a produção de energia, permitindo ao estudante utilizar esta referência como um guia na sua própria construção de cenários energéticos em indústrias e usinas que podem utilizar a digestão anaeróbia como a biotecnologia para a mitigação de impactos ambientais relativos ao manejo de seus resíduos, utilizando-se os recursos naturais de forma racional. O tema recuperação e aproveitamento de energia tem ganhado destaque na área científi ca e tecnológica. Esta obra apresenta ao leitor um protocolo didático e detalhado para iniciantes, propiciando o aprendizado de fundamentos básicos para posterior aplicação em layouts de plantas produtivas para geração de subsídios de projeto. Portanto, este livro tem também como audiência consultores e engenheiros que trabalham com questões de meio ambiente referentes ao aproveitamento energético a partir do tratamento de efluentes.

ISBN: 9788579832758
Assunto: Engenharia
Páginas: 398
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Lucas Tadeu Fuess

Lucas Tadeu Fuess é graduado em Engenharia Ambiental pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas/UNESP/Câmpus de Rio Claro (2010), atualmente é mestrando (bolsista FAPESP) do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente (PPG-GMA), da mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científi ca FAPESP. Desenvolveu atividades de monitoria/docência nas disciplinas: Desenho Básico e Sistemas de Tratamento de Água e de Resíduos para o curso de Engenharia Ambiental (IGCE/UNESP). Atua na área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase nos temas: tratamento de águas residuárias (digestão anaeróbia), aproveitamento energético de resíduos, controle de poluição ambiental e recursos hídricos.



Marcelo Loureiro Garcia

Marcelo Loureiro Garcia é graduado em Engenharia Civil – EESC/USP (2003), mestrado em Engenharia Hidraúlica e Saneamento – EESC/USP (2006), Ph.D. em Engenharia Ambiental – School of Engineering – Washington University in Saint Louis (2008), e pós-doutorado em Engenharia Hidraúlica e Saneamento – EESC/USP (2010). Atualmente é professor assistente doutor do Instituto de Geocências e Ciências Exatas/UNESP/Câmpus de Rio Claro. Tem experiência na área de Saneamento da Engenharia Ambiental, com ênfase em tratamento de águas residuárias e suas diversas vertentes, como desenvolvimento de reatores, análise de processos biológicos, produção de energia, pós-tratamento e tratamento avançado, disposição de lodo, reúso de água, microbiologia e biologia molecular.


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.