Cultura Acadêmica

Existem 741 usuários on-line.

Física


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Práticas de eletromagnetismo
Coleta e análise de dados experimentais

Abrego, José Ramon Beltran; Oliveira Junior, Antonio Bento; Caetano, Daniel Lucas Zago e Bossa, Guilherme Volpe

Sinopse

A presente obra expõe os experimentos referentes aos tópicos de eletricidade e magnetismo frequentemente abordados nos cursos de Física básica. Ao longo do texto, é apresentado ao leitor o manuseio de instrumentos de medidas elétricas, o procedimento de montagem e a análise de circuitos elétricos (RC, RL e RLC), entre outros temas. Concomitantemente à descrição de cada experimento, há uma exposição da teoria envolvida e uma breve discussão, em termos dos tópicos relacionados, dos resultados obtidos experimentalmente.

Em suma, esta obra pretende complementar os fundamentos usualmente transmitidos em aulas teóricas das disciplinas básicas de Eletricidade e Magnetismo.

ISBN: 9788579832482
Assunto: Física
Formato: 16 x 23
Páginas: 140
Edição:
Ano: 2012
Sobre os autores
José Ramon Beltran Abrego

José Ramon Beltran Abrego possui doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos. Foi docente da Universidade de El Salvador até o ano de 1979 e atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada. Atua no estudo de variações conformacionais e processos de enovelamento e aglomeração de proteínas e  membranas em solução, fazendo uso da teoria e da técnica de espalhamento de Raio-X a Baixo Ângulo (SAXS).



Antonio Bento Oliveira Junior

Antonio Bento de Oliveira Junior possui Bacharelado em Física Biológica pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Por dois anos, atuou como monitor do laboratório de Física do Centro Integrado de Ciência e Cultura (CICC). Tem experiência na área de Biofísica Molecular Computacional, com ênfase no estudo do processo de enovelamento de proteínas.



Daniel Lucas Zago Caetano

Daniel Lucas Zago Caetano possui Bacharelado em Física Biológica e Mestrado em Biofísica Molecular pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é discente de Doutorado em Biofísica Molecular (IBILCE/UNESP), atuando na área de Biofísica Molecular Computacional, com ênfase no estudo da interação entre polieletrólitos e macromoléculas com geometria cilíndrica.



Guilherme Volpe Bossa

Guilherme Volpe Bossa possui Bacharelado em Física Biológica pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Biofísica Molecular Teórica, desenvolvendo modelos aplicados à caracterização de propriedades físico-químicas e dielétricas de aminoácidos e oligopeptídeos.