Cultura Acadêmica

Existem 2796 usuários on-line.

Literatura



Poesia infantil e juvenil brasileira
Uma ciranda sem fim

Aguiar, Vera Teixeira de (Organizador) e Ceccantini, João Luís (Organizador)

Sinopse

A poesia para a infância é um gênero ainda não tratado em sua abrangência. Não tem também entrado em sala de aula como deveria: às vezes, quando isso acontece, recebe um tratamento inadequado, sendo abordada como um texto em prosa.

Na verdade, o desinteresse pela poesia não raro se deve a certo despreparo quanto ao trabalho com o texto poético, somado ao desconhecimento do papel da arte, no desenvolvimento da personalidade.

A fim de contribuir para uma mudança nesse quadro, impõe-se uma obra que tenha simultaneamente a capacidade de lidar com questões conceituais abrangentes, circule com certa facilidade no exame de produções poéticas concretas, além de contemplar algumas experiências úteis para a aplicação na escola atual. Quer dizer, que invista em uma formação sólida e enfatize a necessidade de uma prática criativa.

Neste livro, encontram-se articuladas essas três vertentes, focalizadas de uma forma ágil e objetiva: a discussão de princípios importantes e a análise de textos de autores como José Paulo Paes, Manoel de Barros e Cecília Meireles, por exemplo, sedimentadas pela apresentação de propostas de atividades práticas.

Sem apontar soluções mágicas ou apostar em fórmulas mirabolantes, trata-se de um volume precioso, que dará suporte ao esforço dos professores em explorar a riqueza da literatura e da poesia, em especial, na escola contemporânea.

Comprar
Preço:
R$42,00


ISBN: 9788579832314
Assunto: Literatura
Formato: 14 x 21
Páginas: 346
Edição:
Ano: 2012
Sobre o autor
Vera Teixeira de Aguiar

Vera Teixeira de Aguiar é professora de Literatura Brasileira e Sociologia da Leitura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).



João Luís Ceccantini

João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Assis (SP).