Cultura Acadêmica

Existem 118 usuários on-line.

Psicologia


versão digital (ebook)
Teoria do apego no contexto da produção científica contemporânea, A

Gomes, Adriana de Albuquerque

Sinopse

A teoria do apego na produção científica contemporânea

Este trabalho de Adriana de Albuquerque Gomes e Lígia Ebner Melchiori visa identificar os avanços da Teoria do Apego na psicologia contemporânea, por meio da apresentação e descrição do material bibliográfico sobre o assunto publicado entre 2005 e 2010.
Desta forma, as autoras sintetizam os desdobramentos da teoria elaborada pelo psiquiatra britânico John Bowlby (1907-90), que tenta explicar como se dá a relação entre o bebê e seu provedor de segurança e conforto, que é a mãe, na maioria dos casos. E a partir disto busca avaliar, por exemplo, porque algumas crianças crescem autoconfiantes e outras inseguras. Bowlby descarta a ideia do impulso primário e afirma que a relação entre o bebê e sua mãe não se desenvolve pela alimentação, mas pelo sentimento de segurança.
Gomes e Melchiori encontraram 194 trabalhos sobre a Teoria do Apego, com maior volume de produção em 2007, quase sempre escritos em inglês e publicados em especial nos Estados Unidos. Elas observaram ainda o predomínio de estudos teóricos e, no caso dos estudos empíricos, um maior número de trabalhos que investigaram o apego na fase adulta. Todos os textos foram fichados pelas autoras no livro que ora vem à luz.

Preço:
R$34,00


ISBN: 9788579831898
Assunto: Psicologia
Formato: 14 x 21
Páginas: 396
Edição:
Ano: 2011
Sobre o autor
Adriana de Albuquerque Gomes

Adriana de Albuquerque Gomes atua em grupos de pesquisas sobre saúde e psicossomática na Unesp.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.