Cultura Acadêmica

Existem 96 usuários on-line.

Linguística


versão digital (ebook)
Registros da heterogeneidade da escrita

Tenani, Luciani Ester e Reis, Marília Costa

Sinopse

Registros da heterogeneidade da escrita
Um olhar para as grafias não convencionais de vogais pretônicas

As trocas de vogais na escrita, como as resultantes da influência da fala e da hipercorreção, são classificadas nesta obra como grafias não convencionais, e não, como é corrente, erros ortográficos. Isso porque Marília Costa Reis e Luciani Ester Tenani discordam da posição de que escrita e fala situem-se em campos opostos, e que a primeira seja invariável e a última, variável.
As autoras consideram a escrita uma prática social carregada de heterogeneidade e formada pelo trânsito do sujeito entre práticas sociais do oral e do letrado. Entre as conclusões da obra, cujas análises resultaram de reflexões sobre textos de alunos do ensino fundamental de São José do Rio Preto, São Paulo, está a de que o sujeito-escrevente constrói representações permeadas por esse trânsito entre o falado e o escrito.
Importante contribuição aos estudos da Lingüística, o livro reflete também sobre questões pertinentes à área da Educação e outros campos das ciências humanas, por conta de sua abordagem.

Preço:
R$13,00


ISBN: 9788579831867
Assunto: Linguística
Formato: 14 x 21
Páginas: 114
Edição:
Ano: 2011
Sobre o autor
Luciani Ester Tenani

Graduou-se Bacharel em Linguística pela UNICAMP (1990-1993). Fez Mestrado (1994-1996) e Doutorado (1996-2002) em Linguística, na subárea de Fonologia, na mesma universidade. É professora, desde 1997, da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (SP), onde ministra disciplinas para graduação (cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação (Programa em Estudos Linguísticos). É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2010. Foi chefe do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (2004-2006). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, subárea de Fonologia. Tem pesquisado e orientado dissertações e teses sobre os seguintes temas: fonologia da língua portuguesa (principalmente, sobre prosódia e processos segmentais, variação vocálica) e fonologia e escrita (principalmente, sobre fonologia e convenções ortográficas; prosódia e pontuação).



Marília Costa Reis

Marília Costa Reis tem licenciatura em Letras (Português e Italiano) e é mestre em Estudos Lingüísticos pela Unesp. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em análise fonológica, voltada para o estudo da escrita.